quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Curiosidades em Buenos Aires 2


Depois de um merecido descanso, o Coritiba News retorna as suas atividades, acompanhando de perto, o Verdão nas últimas rodadas do campeonato brasileiro. Estive uma semana em Buenos Aires a trabalho e como bom amante do futebol, não poderia deixar de assistir a uma partida do campeonato argentino. Minha intenção era assistir a um jogo do Boca Juniors, mas na semana em que lá estive, o Boca enfrentou o Banfield (verdão argentino), assim sendo, a única partida no meio da semana em Buenos Aires foi entre River Plate e Newells Old Boys.

E fui assistir a este jogo no Monumental de Nunez. Para evitar contratempos, contratei aqui no Brasil, os serviços de uma agência especializada em futebol, a Footbal Tour de Buenos Aires. Por USD 40,00, a agência busca no hotel, te leva ao jogo, você assiste a partida nas sociais (no meio do campo), e após o termino da partida, te deixa no hotel. Sem estress, sem problemas de ingressos, tudo com muito conforto e cordialidade. Para os interessados, deixo aqui registrado o site da agência:www.footballtour.com.ar


Confesso a vocês que esperava muito mais do estádio do River Plate. Estamos acostumados a vê-lo sempre lotado principalmente no super-clássico (como é conhecido o confronto entre River e Boca) ou nos jogos da Seleção Argentina. Tá certo que o Estádio é velho (palco da final da copa do mundo de 78), mas achei muito mal conservado. O Estádio possui dimensões próximas ao Morumbi, mas peca muito nos quesitos de visibilidade do jogo, conforto ao torcedor e principalmente a questão da estrutura do estádio. O nosso querido Couto Pereira está muito melhor do que o Monumental em todos os aspectos. Hoje, penso duas vezes ao dizer: "Hoje tem jogo no Monumental do Alto da Glória". O River está na ultima colocação do campeonato argentino, mas não corre risco de rebaixamento, pois as regras de descenso são diferentes. Lá, as equipes disputam o campeonato por um período de 3 anos e vão somando pontos. Após este período, os 3 piores são rebaixados. Por conta disto, o River Plate, atual campeão do torneio Clausura, não corre riscos. Antes de entrar no estádio, comi um "Choripãn" sandwich típico dos estádios da argentina. Nada mais é do que um pão com chorizo preparado na chapa. Por esta iguaria, paguei 3,00 pesos, o equivalente à R$ 1,90. O jogo foi fraco tecnicamente, mas me chamou atenção o meio-campista Falcão. O jogador dos millionários (como são conhecidos os Platenses) é um colombiano parecido fisicamente com o nosso Carlinhos Paraíba e é muito bom de bola. O River abriu o placar ao 10', mas perdeu chances incríveis de gol. Outro detalhe que observei foi o de não haver jogadas pelas laterais... no final da partida o Newells empatou a partida e a galera não perdoou o tecnico Simeone. Valeu a pena ter conhecido este lendário estádio e assistido a uma partida do campeonato argentino. E detalhe... a torcida dos caras realmente mereçe um capítulo a parte... cantam o tempo inteiro! Parece que os caras nem gritam gol, de tanto que cantam e batucam!



No meu último dia em Buenos Aires, fui ao bairro da Boca, conhecer o famoso "Caminito". E óbvio, fui visitar o mítico estádio La Bombonera.


Por azar o presidente do Boca, havia falecido na noite anterior e o estádio estava fechado pelo luto. Então, tive que me contentar com as fotos na parte externa do Estádio.
E uma coisa eu confidencio a vocês... O Boca é outra história... o bairro e o Estádio possuem uma atmosfera de arrepiar! Mesmo tendo ido ao Monumental e assistido a um jogo, se tivesse que escolher um time argentino, sem dúvida, seria mais um boquense!

Nenhum comentário: