quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Festa pelo início das comemorações do centenário, sim! Mas, sem motivos pra torcida comemorar...




O Coritiba deu nesta segunda-feira, início a uma série de eventos programados pela diretoria de marketing do clube, visando a ampla divulgação do centenário do clube, que se dará em 2009. A festa teve a apresentação de Renata Fan e a presença do prefeito de Curitiba, Beto Richa (em detalhe na foto), ostentando o manto sagrado do Coritiba. Também esteve presente o Ministro dos Esportes. É óbvio que é correta a visão da diretoria em divulgar tal feito e comemorar muito esta data tão especial, pois poucos clubes no Brasil detem esta marca. Mas e a torcida? Será que temos motivos para comemorar?

Se formos analisar a campanha deste ano, respondo que sim e não. Sim pelo fim do ano passado, como o retorno a elite do futebol brasileiro e com a conquista do título brasileiro de 2007 da série B. Sim pelo início do ano, com reformulação quase que total do elenco de 2007, e com mais uma deliciosa conquista de mais um campeonato paranaense, mais uma vez, no meio estádio em cima dos bochechas rosas. E olha que a mídia paranaense só falava do "Furacão de 2008" e deu no que deu... Meia volta olímpica no meio estádio deles.

Sim, pela campanha razoável que fazemos no campeonato. Sinceramente, poucos torcedores acreditavam que faltando apenas quatro rodadas para o final do campeonato, o Coritiba estaria ocupando a posição em que está. Todos temiam por uma campanha fraca e que figurassemos apenas como um time que lutaria muito para não cair. E não foi isto o que ocorreu durante todo o campeonato. Sempre estivemos na parte de cima da tabela, não corremos nenhum susto em toda a competição, sempre ficamos beliscando uma vaga no G4 e a copa Nissan Sul Americana é uma realidade.

Não, pois a diretoria acenou com muito mais para este ano. Prometeram uma briga pelo título, prometeram a libertadores para o ano do centenário e não cumpriram.

O que mais me preocupa é um sinal de crise que se inicia no Couto Pereira. Não condeno o tecnico Dorival Junior, o qual sou favorável pela sua permanência para o ano que vem, quanto a substituição do Carlinho Paraíba, 28 minutos após ter posto o jogador em campo. Quem disse que se o cara entrou em campo, mesmo que no segundo tempo precisa jogar os 45 minutos? Não acho que o Paraíba estava tão pior que os outros. O time inteiro jogou mal, com raras exceções. Destaco como positiva a participação do Dangerman, do Felipe e do Marlos.

Enfrentaremos neste final de semana a equipe do Grêmio, embalada pela vitória sobre o Palmeiras no Parque Antártica. Temo não pela derrota que devido as circunstâncias das duas equipes, será o resultado normal. Mas, temo por mais uma goleada sofrida. Se perdemos de 2 a 0 pro Ipatinga, imaginem o que não poderá ocorrer no Olímpico!

Por isso, esta "crise" precisa ser resolvida ainda nesta semana! Que a roupa suja seja lavada apenas em casa, que nada vaze para a imprensa e que o time honre as tradições de garra e determinação que são marcas indeléveis da quase centenária camisa coxa-branca!

Nenhum comentário: