quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Coritiba vence o Vasco e cada vez mais, cola no G4


O Coritiba venceu hoje a noite a equipe do Vasco no Estádio São Januário na cidade do Rio de Janeiro. Foi a segunda partida seguida fora de casa da equipe comandada pelo técnico Dorival Junior e também a segunda vitória do Coxa que traz para casa 6 dos seis pontos disputados.

Em primeiro lugar, quero externar o meu agradecimento ao tecnico Dorival Junior e a toda a comissão técnica. Ele soube encaixar o time jogando fora de casa. Deixamos de ser um time covarde para se transformar em uma equipe forte, aguerrida, com toque de bola, forte marcação e principalmente, poderio de finalizações nos contra-ataques.

Agradeço também aos nossos jogadores que estão jogando com muita raça e vontade, honrando a nossa camisa e as nossas tradições. Estamos no caminho certo!

O JOGO:
Jogar contra o Vasco em São Januário sempre é difícil, independentemente da situação em que se encontra a equipe cruz maltina. Em recente reportagem publicada pela revista PLACAR, jogadores de todo Brasil elegeram os estádios do Santos (Vila Belmiro) e do Vasco (São Januário) como os piores para se jogar, devido a pressão exercida pela torcida (devido a proximidade do campo) diretamente sobre as equipes adversárias. E o Coritiba superou o Santos e Vasco em seus domínios.

Desde o início da partida, o Coritiba deu mostras de que iria repetir a excelente atuação apresentada no domingo passado, quando venceu o Santos na Vila pelo placar de 3x1. Marcamos forte, a defesa passava muita qualidade e tranquilidade aos demais jogadores, os laterais apoiaram, o Alê fez a sua melhor partida com a camisa Coxa Branca, e sempre estivemos próximos de abrir o placar.

E trabalhando bem a bola, jogando com seriedade, chegamos ao primeiro gol através de João Henrique. Depois do gol coxa, o Coritiba continuou dominando a partida, buscando os espaços deixados pelos laterais do Vasco e em um contra-ataque, Guaru perdeu um gol incrível. Na segunda etapa, como era esperado, Antônio Lopes lançou a equipe do Vasco para cima e sofremos uma forte pressão inicial. Mas, nosso zagueiro Maurício fez uma partida impecável e nas poucas falhas de nossa zaga (Dorival preferiu armar a equipe com 2 zagueiros ao invés de 3), Vanderlei mais uma vez fechou a meta Coxa Branca, impedindo qualquer chance de gol da equipe carioca.

O Coxa acabou equilibrando as ações e voltou a atacar. Em uma escapada do "Dangerman" Ricardinho pela lateral ele levantou a cabeça e cruzou na medida para o K9. Keirrison subiu bonito para testar a bola para o fundo das redes vascainas e decretar números finais na partida.

O que mais me chamou a atenção nestas duas partidas do verdão fora de casa, foram dois quesitos: 1) Lembram que o Dorival Junior sempre falava que quando o Coritiba tivesse a disposição a maioria dos jogadores, o Coritiba conseguiria melhorar de produção e por consequencia apresentaria um bom futebol? E não é que ele estava certo?! Diminuíram as contusões, aumentou nosso futebol! 2) Não vejo vaidades pessoais no elenco. TODOS OS JOGADORES sem exceção, sempre falam no GRUPO, que o que importa é o GRUPO, que o GRUPO está em primeiro lugar, sem vaidades pessoais. Isso é muito bom!!!

Ainda estou em São Paulo. Graças a Deus, amanhã estarei voltando para Curitiba, melhor cidade do mundo!!! Volto feliz, pois que me desculpem os meus queridos amigos Mauro Mendes e Maurício Juniior (Vascainos de corpo e alma), o Coritiba mereceu esta vitória e passo a passo, sem alardes, sem comentários por parte da imprensa nacional, vai construindo um belo caminho neste campeonato brasileiro.