terça-feira, 19 de agosto de 2008

Curiosidades em Buenos Aires





Sei que hoje não é um dia muito bom para postar qualquer coisa relacionada a Argentina, mas não temos culpa do total despreparo da comissão técnica formada por Dunga, tampouco somos responsáveis pelo elenco que disputou as olimpíadas, portanto, falaremos neste post de minha passagem pela belíssima Buenos Aires, levando sempre as cores do Glorioso Verdão Coxa-Branca.

Fui a Buenos Aires a trabalho e viajei no dia dos pais (domingo dia 10/08/2008), e o pior é que neste dia tão especial, tinha jogo do Coxa no Couto. Saí de Curitiba por volta de 12:30hs. Em Buenos Aires pela primeira rodada do torneio Apertura o Boca Junior iria enfrentar o Gimnasya Jujuy no místico estádio La Bombonera e a minha idéia era a de chegar a tempo de assistir ao jogo que teria início às 16:30hs... Infelizmente, o vôo atrasou e cheguei por volta das 17:40hs.

Uma coisa não saia da minha cabeça... quanto estaria o jogo do Coxa? Ainda bem que havia um computador disponível para uso no hotel e pude acompanhar a nossa vitória por 3x0 sobre o Sport. Neste mesmo dia, sai para jantar e fui a um restaurante muito tradicional em Buenos Aires que fica no bairro de Palermo Hollywood, chamado de "El Encanto del Oso". Trata-se de um restaurante temático, cuja decoração é feita por camisas antigas de clubes e seleções (na grande maioria argentinas)e todas elas foram doadas pelos próprios jogadores que autografaram as camisas. O lugar é muito aconchegante e vale a pena a visita.

Óbvio que fui com a camisa do Coritiba e quando o proprietário me viu, veio conversar comigo. Trata-se de Carlos Eugênio, um argentino que jogou em vários clubes argentinos dentre eles Banfield, Racing entre outros. O Carlos reconheceu a camisa do Coritiba e fiquei surpreso com o conhecimento dele sobre o futebol brasileiro. Conversamos muito sobre futebol argentino e brasileiro. O Carlos me perguntou quando o Coritiba faria 100 anos e me pediu que se o clube lançar uma camisa retrô, irá colocar em seu restaurante. O Encanto del Oso fica na Rua Bonpland 1690, esquina com a Rua Honduras e o site é http://www.parrillaelencanto.com.ar

Outra curiosidade foi no meu retorno a Curitiba. Como fazia muito frio em Buenos Aires (em torno de 2 graus) fui para o aeroporto trajando um cachecol do Coritiba. Quando estava aguardando o vôo (que mais uma vez atrasou muito) um senhor argentino sentou ao meu lado e disse: "Coritiba...", respondi, sim conheçe? e ele respondeu para a minha surpresa: "Como está Keirrison?... porque venderam Henrique e Jeci ao Palmeiras?" não acreditei!!! O cara simplesmente sabia tudo do futebol brasileiro! Só para vocês terem uma idéia ele sabia que em 1985 o Coritiba sagrou-se o primeiro campeão do Estado do Paraná ao bater o Bangu no Maracanã!!! O cara é o PVC argentino!
Seu nome é Alfredo e possui um curtume em Buenos Aires e outro em Porto Alegre. Anotei o seu telefone e quando o Verdão for jogar contra os gauchos irei assistir ao jogo com ele. O que senti é que a rivalidade é muito forte entre o futebol argentino e brasileiro, por conta das seleções. Quando se fala em clubes, eles sempre querem conhecer um pouco mais de como é nosso campeonato, quem são os craques etc.

Vale a pena visitar com tempo, a belíssima Buenos Aires. Da próxima vez, irei com antecedência para conhecer e assistir a um jogo do Boca ou do River.

Nenhum comentário: